2020-06-25 10:29:25 geral

Até o Mestre! Você é capaz

Um dos objetivos mais comuns em um jogo online é subir o seu elo nas filas ranqueadas. No Legends of Runeterra a história não é diferente. O maior objetivo de grande parte dos jogadores é chegar no elo Mestre. A jornada para atingir essa meta começa entre os elos Ferro e Platina de acordo com o seu desempenho na temporada anterior.

O sistema de pontuação do LoR faz com que a subida do Ferro ao Ouro seja razoavelmente simples porque você ganha mais pontos de ranqueadas (LP) vencendo do quando você perde. Além disso, você não pode ser despromovido de elo. Após alcançar um novo nível da ranqueada, o jogador não será mais rebaixado mesmo que acumule diversas derrotas. Por exemplo, se você alcançar o elo Ouro, você não pode ser rebaixado para o Prata. Essa regra vale para todos os elos até o Mestre.

A subida se torna mais complicada quando você chegar ao Platina porque a partir desse ponto você vai ganhar 20 LP’s nas vitórias e perder 20 LP’s em caso de derrota. Isso implica que para uma subida consistente, você deve ter uma taxa de vitória maior do que 50%. A sua taxa de vitória vai dizer quanto tempo você vai demorar para chegar ao Mestre. Essa jornada pode levar, em média, de 5 dias até 2 meses.

Na última semana, o streamer Serket (twitch.tv/capitaoserket) fez uma série de lives onde ele utilizou um deck de Profundezas (Nautilus e Maokai) para ir do Fero ao Mestre em aproximadamente 3 a 4 dias. Ao todo, foram 238 partidas com uma taxa de vitória de 69,3%. Do Platina ao mestre, foram 139 partidas com uma taxa de vitória de 61,9%. Sim, eu sei. Serket é um dos grandes jogadores do nosso cenário e um dos melhores do mundo, mas você não precisa ser o Serket para chegar ao mestre e eu vou te explicar o porquê!

Eu fiz diversas simulações no computador para reproduzir a subida na fila ranqueado do Platina até o Mestre variando a taxa de vitória entre 50% e 65%. Para cada taxa de vitória foram 5 mil simulações contabilizando quantas partidas seriam necessárias para chegar no Mestre. O resultado das simulações está no gráfico abaixo.

Uma taxa de vitória de 50% significa que um jogador deve jogar, na média, 838 partidas para chegar ao Mestre. Se você jogar 4 horas por dia, você vai demorar cerca de 2 meses para atigir esse número de partidas. Por outro lado, uma taxa de vitória acima de 60% faz com que sejam necessários, na média, menos de 200 partidas para atingir o elo Mestre. Nesse cenário, seriam necessários aproximadamente 15 para um jogador alcançar o Mestre. A análise desses dados me permitiu faz as seguintes conclusões para que a subida para o mestre seja viável e mais rápida:

  • Escolha um deck com evidências de uma taxa de vitória próxima a 55%. Use o site Mobalytics para descobrir quais decks estão tendo um bom desempenho no meta atual. Isso fará com que sua taxa de vitória nas ranqueadas seja maior do 50%. Se você escolher um deck novo para a sua subida, assista vídeos de gameplay do deck escolhido por você no Youtube e pratique com o deck em partidas normais até que você se sinta confortável com o deck (cerca de 20 a 30 partidas são suficientes para se adaptar ao deck e avaliar os pontos fortes e fracos do seu deck);
  • Organize uma rotina para jogas as suas partidas ranqueadas. Defina um número máximo de partidas ranqueadas ou número de horas que você vai jogar essas partidas por dia. Minha sugestão é que você jogue entre 2 até 4 horas por dia. Isso é importante porque você precisa ter foco nas partidas para tomar as decisões corretas para garantir uma taxa de vitória consistente. Após muitas horas jogando um jogo, é normal que você perca o foco e aumente a chance de você realizar uma missplay. Além disso, após uma sequência de derrotas, pare de jogar um pouco e vá fazer outra coisa. Card games envolvem sorte, o famoso RNG, e ela nem sempre estará do seu lado;
  • Se você quer subir mais rápido, escolha decks onde a condição de vitória esteja no early ou mid game. As partidas de decks do tipo Aggro e Midrange tendem a ser finalizados mais rápido do que decks Controle ou Combo em casos de vitória ou derrota. É importante deixar claro que não é impossível você chegar no Mestre com um deck controle. No entanto, se a velocidade para chegar ao Mestre é prioridade para você, você deve levar isso em consideração. Quanto mais rápido você finaliza um jogo, mais jogos você consegue jogar.

Para finalizar, vou deixar algumas sugestões de decks que possuem uma taxa de vitória consistente acima de 55%. Clique no nome do deck para vê-lo e depois clique em copiar código. Existe uma chance grande que as taxas de vitória se mantenham no mesmo nível após o Patch 1.4 porque esses decks foram pouco afetados com nerfs. Vejo vocês no Mestre !

Profundezas

Tempo Endure

Heimer Vi Control

Elusive Burn

Burn Aggro

Kinkou Elusives

Autor

tthiagostat

Um estatístico carioca que se apaixonou pelo LoRzinho ! Vamos usar os dados para nos levar ao Mestre !

Tags

dica
ranqueada
mestre
serket


R

Streamers online

Veja quem está em live agora

ir